» São Luís - MA,  Escutar a Rádio

Hospital Universitário da UFMA deve realizar concurso público

Diminuir corpo de texto Aumentar corpo de texto
25 de novembro de 2010 às 09:59
Envie para: Envie para o Del.icio.us  Envie para o Digg  Envie para o Reddit  Envie para o Simpy  Envie para o Yahoo My Web  Envie para o Furl  Envie para o Blinklist  Envie para o Technorati  Envie para o Google Bookmarks  Envie para o Stumble Upon  Envie para o Feed me links  Envie para o Ma.gnolia  Envie para o Newsvine  Envie para o Squidoo  

Central de Notícias

O Ministério Público Federal no Maranhão (MPF/MA), por meio de ação civil pública, está exigindo que o Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HUUFMA) realize concurso público para sanar o problema de carência de mão de obra que tem prejudicado o atendimento à população.

O MPF/MA afirmou que há omissão da União Federal na realização de novos concursos públicos, o que ocasiona graves prejuízos ao atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde do Estado. Assim, à medida que ocorrem aposentadorias, remoções, exonerações e óbitos, o HUUFMA tem seu quadro de servidores progressivamente reduzido, sem a devida reposição.

Outro fator que gera a precariedade dos serviços oferecidos pelo HUUFMA é a contratação ilegal de mão de obra por meio da Fundação Josué Montello. Pois os recursos para atendimento das despesas do contrato (firmada entre a Fundação Josué Montello e a UFMA) são provenientes do Ministério da Saúde/Fundo Nacional de Saúde e deveriam ser empregados na manutenção e em investimentos do hospital e não para pagar a mão de obra contratada via Fundação Josué Montello. O fato é que, com a quantidade excessiva de pessoal contratado, parte significativa do dinheiro recebido fica atrelada ao gasto com pessoal, quando deveria ser investido na estrutura e na melhoria dos serviços do hospital.

Para solucionar o problema, o MPF está propondo a contratação excepcional e imediata de 1.225 servidores, em caráter emergencial, para substituição de todos os funcionários contratados por meio da Fundação Josué Motello, bem como de servidores para preencherem as vagas necessárias à reabertura dos cinco leitos da UTI Neonatal, fechados pela Vigilância Sanitária no ano passado em razão da carência de pessoal.

O MPF requer também que seja realizado concurso público para a contratação definitiva de servidores públicos, não só para a substituição daqueles a serem contratados temporariamente, como também para reposição da força de trabalho em razão de perdas no quadro de servidores oriundos do Ministério da Saúde.

O MPF verificou, ainda, a necessidade de a Justiça Federal determinar que a UFMA e o Ministério do Planejamento elaborem e cumpram calendário de substituição dos terceirizados por temporários, e destes por concursados, de forma a garantir a continuidade dos serviços públicos desempenhados pelo hospital e que seja aplicada multa significativa em caso de descumprimento da presente medida.

Links Patrocinados

0 pessoas comentaram no "Hospital Universitário da UFMA deve realizar concurso público"

    Deixe o seu comentário

    Utilize se necessário <b><em><i><u><strong> em seu comentário.

    Ao comentar, você está automaticamente concordando com os critérios de uso dos comentários deste site.

     Notifique-me dos próximos comentários por e-mail...


    Você deseja ver o seu avatar no seu próximo comentário? Você precisa do Gravatar.

    * Os textos publicados neste espaço são de responsabilidade única de seus autores e podem não expressar necessariamente a opinião do Portal Jornal Pequeno
    Av. Vitorino Freire, nº 1958
    Ed. Business Center - Areinha / Salas: 224 e 225 / São Luís - Maranhão / Cep - 65030-015
    Telefone: (98) 3221-1242 / E-Mail: comercial@1cn.com.br | redacao@1cn.com.br
    © 2007-2010 Central de Notícias Todos os direitos reservados.
    WeZ